ESCOLA ___________________________________ DATA _________/______
ALUNO(A) _________________________________________/__ SÉRIE 5º ANO
Tão logo o sol iluminou a primeira manhã do Brasil , a frota de Cabral pôs-se em marcha. O capitão-mor enviou um escaler para reconhecer a nova terra. Nele seguiu Nicolau Coelho, veterano da primeira viagem à Índia . Ele notou que os homens que estavam na praia não eram negros nem “índios”. Embora não tenha entendido o que os nativos falavam, Coelho pediu que baixassem os arcos e flechas. Eles o atenderam. A seguir, o capitão deu-lhes um gorro vermelho, uma touca de linh e um chapéu preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas. Assim foi o primeiro encontro.Já os nativos ficaram tão espantados com os recém-chegados que os chamaram de “caraíbas”, cujo significado é “seres sobrenaturais”.
QUESTÕES de 1 a 10
Instruções:
Leia com atenção cada questão antes de marcar.
Só marque uma alternativa em cada questão.
Não rasure o gabarito, use lápis se precisar, e depois cubra de caneta quando for entregar a professora.
1-O assunto tratado no texto é:
A( )O tratado de Tordesilhas
B( )O Descobrimento do Brasil
C( )O dia do índio
2-De acordo com o texto, podemos concluir que o encontro entre portugueses e índios foi:
a( )tumultuado
b( )amigável
c( )violento
3-Faça a correspondência:
A-Escaler ( ) Autoridade militar que comandava a milícia
B-Capitão-mor ( )Que já tem experiência, Experimentado, prático.
C-Gorro ( ) Pequena embarcação para serviço de navio ou repartição marítima.
D-Sobrenaturais ( ) Chapéu, redondo e sem aba.
E-Veterano ( ) Fora das leis naturais; extraordinário
A seqüencia que você usou foi:
a( ) B – E – A – C – D
b( ) D – A – C – B – E
c( ) B – D – E – A – C
4-Marque a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a( )África – farmacia - Bélgica – Pará – Índio – indio
b( ) África – Bélgica – Pará – Índio – Caraíbas
c( )África – América – Índios – cenário – canário
5-Justifique o acento das palavras: café – chulé – sofá – jiló
a( )são paroxítonas terminada em e/es – a/as – o/os
b( )são dissílabas
c( )são oxítonas terminadas em e/es – a/as – o/os
6-Circule a sílaba tônica de cada palavra:
Máscara - árvore – África – mármore
a( )Todas são paxítonas
b( )Todas são proparoxítonas
c( )Todas são paroxítonas
7-Marque a seqüência certa para completar as lacunas adequadamente:
a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar
b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião
c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão
1) O assaltante foi colocado na ____________
2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________
1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.
2) A peça pretendia ______________ os alunos.
1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.
2) Quis _______________ animal durante a luta.
1) Deram um _____________ de presente ao menino.
2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.
8-Assinale a alternativa em que a vírgula está usada corretamente:
a( ) Mamãe foi à feira e comprou: tomate, cebola, maçã, melancia e banana.
b( )Quero comer carne, com, batata frita.
c( )Moro na Rua das laranjeiras nº45 Marechal Rondon, Salvador BA.
9-Marque a frase que mostra a função das reticências (...)
a( ) Para indicar, nos diálogos, a fala de personagem
b( ) marcam uma interrupção da frase e, conseqüentemente, a suspensão da sua melodia.
c( ) marca uma pausa de pequena duração.
10-Escreva uma carta para alguém que você não vê a muito tempo, contando as novidades. (10 linhas) .Não esqueça os elementos fundamentais: 1-Local e data(à esquerda) 2-Saudação ao destinatário 3- Assunto/ desenvolvimento 4-Despedida 5- assinatura.
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
____________________
Que tipo de carta você escreveu?
a( )Comercial
b( )Pessoal
c( )Formal
http://armarioludico.blogspot.com.br/2011/04/modelos-de-prova-lingua-portuguesa.html
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I UNIDADE
O PRIMEIRO DIA DO BRASIL
Tão logo o sol iluminou a primeira manhã do Brasil , a frota de Cabral pôs-se em marcha. O capitão-mor enviou um escaler para reconhecer a nova terra. Nele seguiu Nicolau Coelho, veterano da primeira viagem à Índia . Ele notou que os homens que estavam na praia não eram negros nem “índios”. Embora não tenha entendido o que os nativos falavam, Coelho pediu que baixassem os arcos e flechas. Eles o atenderam. A seguir, o capitão deu-lhes um gorro vermelho, uma touca de linh e um chapéu preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas. Assim foi o primeiro encontro.Já os nativos ficaram tão espantados com os recém-chegados que os chamaram de “caraíbas”, cujo significado é “seres sobrenaturais”.
BUENO, Eduardo- Brasil:Terra a vista! – L&PM Edições- p 72,73
QUESTÕES de 1 a 10
Instruções:
Leia com atenção cada questão antes de marcar.
Só marque uma alternativa em cada questão.
Não rasure o gabarito, use lápis se precisar, e depois cubra de caneta quando for entregar a professora.
1-O assunto tratado no texto é:
A( )O tratado de Tordesilhas
B( )O Descobrimento do Brasil
C( )O dia do índio
2-De acordo com o texto, podemos concluir que o encontro entre portugueses e índios foi:
a( )tumultuado
b( )amigável
c( )violento
3-Faça a correspondência:
A-Escaler ( ) Autoridade militar que comandava a milícia
B-Capitão-mor ( )Que já tem experiência, Experimentado, prático.
C-Gorro ( ) Pequena embarcação para serviço de navio ou repartição marítima.
D-Sobrenaturais ( ) Chapéu, redondo e sem aba.
E-Veterano ( ) Fora das leis naturais; extraordinário
A seqüencia que você usou foi:
a( ) B – E – A – C – D
b( ) D – A – C – B – E
c( ) B – D – E – A – C
4-Marque a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a( )África – farmacia - Bélgica – Pará – Índio – indio
b( ) África – Bélgica – Pará – Índio – Caraíbas
c( )África – América – Índios – cenário – canário
5-Justifique o acento das palavras: café – chulé – sofá – jiló
a( )são paroxítonas terminada em e/es – a/as – o/os
b( )são dissílabas
c( )são oxítonas terminadas em e/es – a/as – o/os
6-Circule a sílaba tônica de cada palavra:
Máscara - árvore – África – mármore
a( )Todas são paxítonas
b( )Todas são proparoxítonas
c( )Todas são paroxítonas
7-Marque a seqüência certa para completar as lacunas adequadamente:
a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar
b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião
c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão
1) O assaltante foi colocado na ____________
2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________
1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.
2) A peça pretendia ______________ os alunos.
1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.
2) Quis _______________ animal durante a luta.
1) Deram um _____________ de presente ao menino.
2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.
8-Assinale a alternativa em que a vírgula está usada corretamente:
a( ) Mamãe foi à feira e comprou: tomate, cebola, maçã, melancia e banana.
b( )Quero comer carne, com, batata frita.
c( )Moro na Rua das laranjeiras nº45 Marechal Rondon, Salvador BA.
9-Marque a frase que mostra a função das reticências (...)
a( ) Para indicar, nos diálogos, a fala de personagem
b( ) marcam uma interrupção da frase e, conseqüentemente, a suspensão da sua melodia.
c( ) marca uma pausa de pequena duração.
10-Escreva uma carta para alguém que você não vê a muito tempo, contando as novidades. (10 linhas) .Não esqueça os elementos fundamentais: 1-Local e data(à esquerda) 2-Saudação ao destinatário 3- Assunto/ desenvolvimento 4-Despedida 5- assinatura.
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
____________________
Que tipo de carta você escreveu?
a( )Comercial
b( )Pessoal
c( )Formal
http://armarioludico.blogspot.com.br/2011/04/modelos-de-prova-lingua-portuguesa.html
0 comentários:
Postar um comentário